fbpx

Rio de Janeiro foca no turismo doméstico para a retomada pós-pandemia

Home - Clientes - SindHotéis - Rio de Janeiro foca no turismo doméstico para a retomada pós-pandemia
Secretário-de-Turismo-do-Rio-de-Janeiro-Otavio-Leite

Rio de Janeiro foca no turismo doméstico para a retomada pós-pandemia

Por Pedro Menezes em 17/04/2020 – 12:01

Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite | (Foto: Flávio Cabral)

O Rio de Janeiro já começou a debater a retomada do Turismo a partir de junho, com foco total no segundo semestre. O trade acredita que o turismo doméstico será o grande protagonista da retomada, a partir do afrouxamento das medidas de isolamento. O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, destacou a importância da união e do diálogo entre os poderes público e privado para que este cenário da retomada possa ser desenhado com sucesso.

O debate ocorreu no Fórum Comercial, realizado nessa quarta-feira (15), pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro – SindHotéis Rio. O fórum contou com a presença de Otávio Leite e do Secretário Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Paulo Jobim.

Tendo começado o ano com o aquecimento do setor no Rio de Janeiro, a hotelaria carioca convive na pandemia com um cenário de ocupação inferior a 5% e estima prejuízo superior a R$ 130 milhões somente no mês de abril. Atualmente, o parque hoteleiro carioca conta com pelo menos 60 hotéis fechados e a oferta de leitos caiu de 54 mil quartos para 20 mil.

“O próximo trimestre será definitivo para a retomada. É esperada uma resposta mais rápida do turismo de lazer, em função de uma demanda reprimida imposta pela quarentena, mas não podemos perder o foco no segmento de negócios e companhias aéreas”, destacou o presidente do fórum, José Domingo Bouzon.

Para o fomento ao turismo de negócios, secretarias estadual e municipal trabalham em um mapeamento dos eventos cancelados e adiados em cerca de 400 importantes cidades para atuar na candidatura do Rio de Janeiro para sediá-los. O trade turístico carioca também trabalha em um planejamento de ações promocionais, que incluem a realização do Salão Estadual de Turismo e roadshows nos principais destinos emissores.

O Hotéis Rio também estuda ações de incentivo ao turismo interno, a exemplo do bem-sucedido projeto Carioquinha. As secretarias estadual e municipal e Hotéis Rio também apostam fortemente no poder das campanhas de mídia, especialmente nas redes sociais, e atuam em colaboração em um grande projeto de remarcação de viagens, com o mote “Não cancele, remarque! O Rio te espera!”.

Compartilhar:

Arteiras Comunicação
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.