Site icon Arteiras Comunicação

Costa das Dunas: a porta de entrada para as belezas do Rio Grande do Norte

Santuário Ecológico de Pipa, em Tibau do Sul
Santuário Ecológico de Pipa, em Tibau do Sul | Foto: Giulia Bottini

Praias paradisíacas, monumentos históricos, dunas, cavernas, mares e rios. O estado do Rio Grande do Norte – localizado em um dos pontos mais próximos entre a América do Sul e a Europa – abriga os mais diversos tipos de belezas e atrativos. Para facilitar a experiência dos turistas, o estado foi dividido em cinco polos turísticos: Agreste Trairi, Seridó, Costa Branca, Serrano e Costa das Dunas. Confira abaixo o passeio realizado pelo M&E na região.

Costa das Dunas

Localizada na região leste do Rio Grande do Norte, a Costa das Dunas abriga grandes atrativos do estado, como o Cajueiro de Pirangi, as Dunas de Genipabú, o artesanato local, além das praias, lagoas e falésias. Os destinos que fazem parte dessa região são: Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibú, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Touros.

Em passeio de Buggy pelo Litoral Norte – realizado pela empresa Potiguar Turismo – é possível conhecer diversas praias, lagoas e atrações. A primeira parada é o letreiro de Natal, ótimo para fotografias divertidas e descontraídas. Em seguida, são apresentadas a Praia do Forte, Redinha, Santa Rita, Genipabú, Barra do Rio, Graçandu, Jacumã e Muriú; e as lagoas de Genipabú, Pitangui e Jacumã. Além disso, também é possível conhecer o Aquário Natal, uma atração privada localizada na cidade de Extremoz, onde é possível avistar tubarões e pinguins.

Durante o passeio nas Dunas de Genipabú, os visitantes podem optar por conhecer as curvas de areia “com emoção” ou “sem emoção” – a primeira opção é uma ótima escolha para quem gosta de se aventurar. Depois de conhecer as praias, são apresentados o passeio de dromedário, com um tour opcional de 15 minutos pelas dunas; o “esqui-bunda”, deslizando na areia, em cima de uma prancha, com queda na lagoa; e o “aero-bunda”, descendo em uma tirolesa e caindo na Lagoa de Jacumã.

Praia do Forte

No passeio pelo Litoral Sul, os visitantes conhecem o museu da Barreira do Inferno, de onde decolou o primeiro foguete do Brasil; a Feira de Pium, onde se encontra frutas, grãos e artesanato local; o Cajueiro de Pirangi, com extensão de 8,5 mil m², considerado o maior do mundo pelo Guinness Book; a Praia de Curumim, que conta com os brinquedos aquáticos do Curumim Parque; e a Lagoa de Arituba, onde os turistas podem mergulhar, descansar em quiosques e andar de pedalinho.

Portal de entrada do Maior Cajueiro do Mundo

No Centro de Natal, os viajantes podem conhecer a casa de Câmara Cascudo, onde a neta do escritor recebe os visitantes e conta um pouco de sua história, por meio de uma visita agendada. O Beco da Lama é outra grande atração, onde os visitantes encontram um centro comercial colorido e podem tirar diversas fotos. Outra opção de passeio é o de barco pelo Rio Potengi para observar o pôr-do-sol, com drinks e música ao vivo oferecidos pelo Potengi Tur. Dentre as opções de atrações disponíveis em Natal, também estão: a Arena das Dunas, a Ponte Newton Navarro e o Morro do Careca.

Beco da Lama

Onde comer: Restaurante Camarões; Restaurante Miramar; Camurupim Park; Restaurante Mangai; e Restaurante Marechal.

Onde se hospedar: Vogal Luxury Beach Hotel; Ocean Palace Beach Resort; Serhs Natal Grand Hotel; Wish Natal;  eSuites Natal; e Hotel Parque da Costeira.

Praia da Pipa (Tibau do Sul)

Famosa por sua paisagem única, a região de Pipa, localizada em Tibau do Sul, abriga cinco principais praias: a Praia do Madeiro, a Baía dos Golfinhos, a Praia do Centro, a Praia do Amor e a Praia das Minas. Um de seus principais atrativos é o Chapadão, um mirante com vista para a Praia do Amor e Praia das Minas. Outro grande destaque da região é o Santuário Ecológico de Pipa, onde é possível fazer trilhas e conhecer mirantes com paisagens inesquecíveis, além da possibilidade de avistar golfinhos e tartarugas.

Além desse, o passeio de lancha na Lagoa de Guaraíras atrai dezenas de turistas todos os dias. Nesta atração, os viajantes podem fazer uma parada para um banho de argila natural e depois relaxar nas piscinas naturais, onde fica localizado um banco de areia com quiosque servindo drinks, bebidas e espetinhos. Também é válido conhecer a Cervejaria Cap, com cervejas artesanais da região.

“Pipa é um destino completo. Quem visita a região tem várias opções de turismo, seja em busca de aventura, para relaxar, romântico ou familiar. Isso faz com que a região seja capaz de atrair diferentes públicos. Nos destacamos na gastronomia e nas opções de entretenimento, que agradam os mais diversos gostos. Pipa já é um destino de referência nacional e internacional”, comenta José Odécio, presidente da ABIH-RN.

Lagoa Guaraíra, em Tibau do Sul (RN)

Onde comer: Restaurante Amô; Restaurante Macoco; Restaurante Cicchetti; Restaurante Lampião; e Kausai Cevicheria.

Onde se hospedar: Hotel Sum Bay; Ponta de Madeiro; Spa da Alma; Agora Lounge Bar; Pousada das Canoas; Pousada Pedra D’água; Pipa Privilege; Recanto de Sophie; Pousada Bicho Preguiça; Pousada Mirante de Pipa, Hotel Pipa Atlântico; Toca da Coruja; Pousada Xamã; Recanto da Mata; Hotel da Pipa; Bupitanga Hotel; Kilombo Villa & Spa; Tibau Lagoa Hotel; Pousada Coco Fresco; Pousada Berro do Jeguy; Acqua Pipa Resort; Enseada dos Golfinho; Pousada Thalassa; e Pipa Lagoa Hotel.

O M&E esteve no Rio Grande do Norte na ultima semana para conhecer as atrações. A ação é uma realização do Sebrae, por meio do projeto Investe Turismo RN – Rota Natal e Litoral, em parceria com o Ministério do Turismo,  Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Secretaria de Turismo do RN, Emprotur e ABIH-RN.

Fotos: Giulia Bottini

Link Original: https://www.mercadoeeventos.com.br/multimidia/fotos/costa-das-dunas-a-porta-de-entrada-para-as-belezas-do-rio-grande-do-norte/

Exit mobile version