Por Luiza Sampaio, diretora da Arteiras Comunicação
Mulheres assumem cada vez mais cargos de liderança. Muitas empresas começaram a implementar políticas voltadas para igualdade salarial e de cargos. Este processo é resultado do potencial ilimitado das mulheres quando são oferecidas oportunidades e condições igualitárias.
Há uma crescente conscientização sobre uma melhor divisão das tarefas domésticas e, consequentemente, uma colaboração maior entre parceiros, viabilizando que, assim como os homens, também as mulheres lutem por suas ambições profissionais.
Apesar das conquistas, a jornada em direção à igualdade ainda é longa e cheia de desafios. A persistência da disparidade salarial e o preconceito em vários setores são obstáculos que ainda precisam ser superados. Da mesma forma, a distribuição equitativa de tarefas domésticas enfrenta resistência em algumas culturas e lares, refletindo a necessidade de uma mudança mais profunda nas percepções de gênero.
Hoje é um lembrete tanto dos avanços quanto dos desafios remanescentes. A luta pela igualdade continua e é importante que as empresas e os mais diversos segmentos sociais reafirmem o compromisso com a causa, garantindo que as conquistas atuais sejam apenas o início de uma transformação mais ampla na sociedade.