Site icon Arteiras Comunicação

Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Luiza Sampaio, diretora da Arteiras Comunicação

No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data importante para reforçar a consciência de toda a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Esse ano, em especial, não podemos deixar de falar sobre as mudanças climáticas, que são uma realidade incontestável, e os problemas a cada dia mais graves que enfrentamos ao negligenciar o planeta em que vivemos. Os impactos estão em nosso dia a dia!

No entanto, em meio a esses desafios, surgem oportunidades para a inovação e a mudança. No Brasil, podemos afirmar que as mulheres são protagonistas na prática de sustentabilidade e circularidade. Além de serem a maioria da população, diversos dados ressaltam esse protagonismo.

Um dos exemplos é a pesquisa “Perfil das Organizações Sociais e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público em Atividade no Brasil”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2020. O estudo mostra que as mulheres representam 72% da força de trabalho em Organização Social (OS) e 64% em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Dentre os associados da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS), um relatório de 2018 destaca que, naquele momento, 61% dos associados eram mulheres e 67,2% possuíam alto grau de especialização (Mestrado/PhD/Pós-graduação).

Além dos estratégicos papéis em companhias e institutos, é importante ressaltar que as consumidoras brasileiras vêm optando cada vez mais por marcas sustentáveis. Como consequência, as empresas estão se adaptando para atender a esse perfil de consumo. Um número crescente das vem investindo em tecnologias limpas, adotando práticas sustentáveis e se esforçando para reduzir a pegada de carbono. Cada vez mais, as empresas entendem que a sustentabilidade não é apenas foco dos “ecologistas”, mas também interesse da sociedade e positivo para os negócios.

Vale lembrar que a responsabilidade não recai apenas sobre mulheres ou mercado empresarial. É algo que deve estar em cada atitude. Cada um de nós tem um papel a desempenhar. Como consumidores, temos o poder de moldar o mercado com nossas escolhas, fazendo com que grandes empresas adotem práticas mais sustentáveis.

Nesta Semana do Meio Ambiente, vamos celebrar e reconhecer as conquistas que fizemos até agora, e ressaltar, principalmente, o trabalho que ainda precisa ser feito. Vamos reforçar nosso compromisso com um futuro sustentável para todos. Juntos, podemos fazer a diferença!

Exit mobile version