fbpx

Hotéis do Rio de Janeiro fecham as portas temporariamente por conta da pandemia

Home - Plantão COVID-19 - Hotéis do Rio de Janeiro fecham as portas temporariamente por conta da pandemia
foto

Hotéis do Rio de Janeiro fecham as portas temporariamente por conta da pandemia

Taxa de ocupação gira entre 3% a 6%

SindHotéis Rio e prefeitura fazem acordo visando idosos não infectados pela doença

PUBLICADO ÀS 17:30:46 – 05/04/2020 | ATUALIZADO ÀS 18:01:20 – 05/04/2020

POR THIAGO VERAS

Mais de 40 hotéis no Rio de janeiro fecharam as portas temporariamente desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Outros hotéis reduziram drasticamente o número de clientes e o faturamento, mas ainda continuam funcionando. Depois de um período de crise entre os anos de 2017 e 2019, a projeção era o setor registrar o melhor mês de março dos últimos tempos, com a taxa de ocupação atingindo 75%. A reportagem da Super Rádio Tupi ouviu José Caamaño, vice-presidente do Sindicato dos hotéis do município do Rio (SindHotéis Rio), que explicou o quadro atual da categoria. 

Trajano Ribeiro, Cássio Coelho e José Manuel Caamaño. Foto: Divulgação

“Até o dia 10 de março a expectativa da hotelaria carioca era ter mais ou menos uma ocupação de março em termos de 70% a 75%. Eu poderia até dizer que seria o melhor março dos últimos dois ou três anos. A gente saiu de uma crise muito forte de 2017 a 2019, e agora estávamos começando a ter uma ocupação crescente. No dia 13 de março foi a bomba que o segmento do turismo recebeu. Em Hotéis, restaurantes, agências de viagens os cancelamentos de reservas foram em grande quantidade. Houve de 100 a 150 reservas canceladas por dia. Três dias depois nós já tínhamos uma ocupação média de 15%, e dois dias depois a ocupação passou a ser de 5% a 4% por dia. Nesse nível de ocupação o hotel não consegue operar e imediatamente alguns já fecharam as portas, outros estão abertos aguardando uma notícia boa para o segmento para poder ajudar. Cerca de quarenta hotéis estão fechados e o número está subindo” afirmou.

O setor espera uma recuperação financeira daqui a três meses. No atual momento o turismo de negócios é o mais afetado. Os hotéis empregam cerca de 40 mil pessoas na cidade do Rio de Janeiro. Existe o risco de demissão de até 5 mil funcionários. 

“Nossa maior preocupação não é com o prejuízo, mas com a folha de pagamento dos nossos funcionários, porque a hotelaria é quase uma família. Eles serviram a gente por muito tempo e queremos estar unidos com eles” disse.

A indústria de hotéis tem mantido contatos permanentes com o Governo Federal, Estadual e Municipal. A categoria já conseguiu o adiamento no pagamento das contas com as concessionárias de água, luz e telefonia. Ainda sim outras medidas precisam ser adotadas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve anunciar em breve um programa de apoio aos setores de turismo, hotéis, bares, restaurantes e aéreo.

Parceria com a prefeitura visando os idosos

A categoria conseguiu um convênio com a prefeitura do Rio de Janeiro para abrigar idosos não infectados pela COVID-19. José Caamaño explicou como será desenvolvido o projeto.

“A Prefeitura nos procurou com a possibilidade de botar idosos nos hotéis. Houve várias reuniões e buscamos adequar o máximo possível. Chegamos a um denominador comum e a tarifa é social. Não é para a gente ganhar dinheiro, mas ter uma quantia para pagar nossos colaboradores. O valor foi estipulado em R$ 120 por pessoa, incluindo café da manhã, almoço e jantar. Dessa vez é um perfil diferente. Em um acordo foi liberada a presença uma pessoa para cuidar dos idosos, que serão recebidos por assistentes sociais e psicólogos” contou.

Link Original: https://www.tupi.fm/coronavirus/hoteis-do-rio-de-janeiro-fecham-as-portas-temporariamente-por-conta-da-pandemia-do-novo-coronavirus-taxa-de-ocupacao-gira-entre-3-a-6/

Compartilhar: