Site icon Arteiras Comunicação

Review: Vogal Hotel chegou a Natal prometendo elevar o padrão de hotel de luxo na cidade

Em maio deste ano noticiamos a chegada do Vogal Hotel em Natal. Há poucos dias de sua inauguração, o hotel prometia se destacar em relação a seus concorrentes, muitos deles localizado na mesma Ponta Negra, ao oferece uma experiência de luxo diferenciada. O anúncio era um hotel de alto padrão que viria para revolucionar o setor hoteleiro na capital potiguar. O Maior Viagem foi convidado a conhecer as instalações do Vogal Hotel ainda durante o soft opening, em agosto, e abaixo apresentamos nossas impressões sobre o resort de luxo.

Se auto-intitulando um hotel seis estrelas, o Vogal Hotel chegou a natal prometendo “design, gastronomia, bem-estar e cultura em m hotel que nasce com personalidade e excelência na arte de servir”. De uma maneira geral acertou na proposta ao levar um empreendimento luxuoso à beira-mar de Natal, com uma boa gama de serviços disponibilizados e, principalmente, conseguiu superar as expectativas no atendimento (ainda mais em uma região conhecida pela informalidade e baixa qualidade nos serviço). Tendo como ponto forte suas instalações e equipe muito bem treinada, contudo o Vogal Hotel precisa ajustar alguns detalhes para manter o padrão a que se propõe, destacando aqui a gastronomia e os passeios oferecidos que precisam atingir um nível de excelência maior.

Estilo

Trazer luxo a um empreendimento localizado à beira-mar é um dos maiores desafios em hoteleria. O clima informal de praia não pode deixar de existir, mas não pode servir como desculpa para instalações menos luxuosas. Por isso, achar esse equilíbrio é tão desafiador que ao obter sucesso nesse quesito já eleva o hotel a uma categoria de destaque. O Vogal Hotel conseguiu nesse quesito alinhar os quartos e áreas internas com um luxo despretensioso, à uma área externa convidativa e a cara do Nordeste brasileiro. Certamente serve de inspiração para outros hotéis de luxo em cidades litorâneas que acaba pecando pelo exagero em querer ostentar o luxo, quando quem procura esse tipo de destino prefere algo confortável e discreto.

As cores claras, o uso de madeira e mobiliário discreto deram o ponto certo para alinhar conforto, luxo e o clima praiano. Destaque para a recepção com vista para o mar em andar mais alto do que os quartos, para o hall de acesso a piscina e restaurantes, a luxuosa instalação do SPA e o mobiliários e recorte das piscinas na área externa. Outro detalhe importante é que foi construído de forma que todos os quartos tivessem vista para o mar.

Localização

Com boa parte da rede hoteleira instalada na Praia de Ponta Negra, o Vogal Hotel fica ao lado de diversos concorrentes. Isso só aumenta o desafio de de destacar entre os outros. Mas, também oferece assim uma infraestrutura próxima já criada para atender a demanda que já havia por ali. Apesar de longe do aeroporto, as principais opções hoteleiras estão também distantes. Ou seja, a localização acaba ganhando destaque por oferecer a seu redor atrações, bares e restaurantes.

Além disso, com pé na areia, o Vogal Hotel possibilita que o hóspede possa curtir seus serviços e até mesmo dar um mergulho no mar, embora Ponta Negra acabe não sendo a principal opção para curtir a praia (normalmente o turista acaba indo visitar as praias fora da cidade). De qualquer forma, a localização do hotel possibilita facilidade para sair e chegar para os passeios, opções próximas de gastronomia e entretenimento e ainda a chance de curtir vista pro mar.

Quartos

Todos os 84 apartamento tem vista para o mar com uma simpática varanda a disposição. O barulho das ondas é um convite a noite para relaxar antes de dormir, mas se você preferir pode também tomar um banho na hidromassagem dupla presente em todos eles, com janela de vidro que permite ver no horizonte o mar.

De bom tamanho, o quarto oferece acomodações bastante confortáveis, com roupa de cama de alta qualidade – Trussardi – e amenities L’Occitane en Provence. A cama é grande e bastante confortável. Há uma poltrona para leitura, estação de trabalho espaço para abrir a mala. O banheiro tem um bom tamanho com box separado da banheira (o que deveria ser obrigatório em todos os hotéis para mais conforto ao hóspede). O piso frio e a decoração clean com palheta de cores claras tornam o ambiente ainda mais confortável e não brigam com o clima praiano do Vogal Hotel.

Serviços e facilidades

Um hotel que convida seus hóspedes a viverem momentos únicos precisa se preocupar em oferecem uma gama de serviços completa. Ainda mais quando é um resort urbano e tem a pretensão que o hóspede passe boa parte do tempo dentro do próprio empreendimento. Para isso, o Vogal Hotel oferece alguns serviços e facilidades que merecem destaque. Principalmente o que é oferecido internamente, já que os serviços externos são terceirizados.

O primeiro grande destaque é o SPA. Se já não bastasse a assinatura L´Occitane, que já significa alto padrão nos serviços oferecidos, o lugar perfeito para relaxar no Vogal Hotel ainda oferece uma infraestrutura superior a maioria dos spas de hotéis brasileiros. Uma piscina aquecida, sauna e um enorme espaço para descanso e relaxamento completam com maestria a experiência oferecida pelos terapeutas. Certamente um dos pontos altos do hotel.

Além disso, na área externa há cinco piscinas, mas de certa forma interligadas, com um paisagismo super bem feito. O serviço de bar oferecido é bom e o atendimento, conforme já mencionado no início da matéria merece destaque. A sauna tem um espaço discreto posicionado estrategicamente de frente pra piscina, com vidro, que ameniza a sensação de estar em um ambiente fechado. Ao lado, a bem equipa academia também convida com vista para a piscina a quem quer manter a forma durante a estadia.

Apesar de não ser o estilo resort família, quem for com os filhos terá a disposição uma gama de serviços para todas as idades. Desde brinquedoteca, salão de jogos até um cinema. Uma maneira de manter os filhos ocupados enquanto os pais relaxam e aproveitam o hotel. Mas não espere (ainda bem!) aqueles resorts comuns no nordeste com programação intensa (e barulhenta) na piscina. Essa não é a proposta do Vogal Hotel.

Ainda, o hotel de luxo em Natal oferece uma gama de experiências para o hóspedes. O que poderia ser um dos pontos altos do Vogal Hotel, porém acaba derrapando. Há que se compreender que o hotel busca oferece uma gama ampla de opções, já que o hóspede de luxo hoje claramente busca experiências ao viajar, muito além de só conforto e serviço de qualidade. O problema é que, apesar de ter no cardápio opções bem exclusivas, o hotel firmou parceria com uma conhecida empresa de receptivo que faz turismo de massa. Com isso, algumas opções (inclusive a que nos foi oferecida) é feita no esquema excursão (nada exclusivo) e com serviços mais populares. Não há nenhum problema nesse tipo de serviço, não fosse a proposta do Vogal Hotel oferecer uma experiência diferenciada. É preciso rever esse menu de opções, retirando algumas e modificando a forma como certas experiências são oferecidas. Não há como não perceber o contraste no serviço oferecido pelo hotel e o da empresa parceira.

Gastronomia

A primeira impressão do dia é excelente! O café da manhã do Vogal Hotel (incluso na diária) é servido na mesa com um atendimento impecável e personalizado. Prefira as mesas da varanda e terá a oportunidade de iniciar o dia curtindo o clima da praia e já, quem sabe, indo direto pegar sol e curtir as piscinas que estão há poucos passos.

Porém, talvez a gastronomia seja um dos quesitos que o Vogal Hotel precisa melhorar com urgência. Tirando a primeira refeição do dia, o almoço (servido exclusivamente no restaurante Terraço – mesmo do café da manhã) e o jantar (que oferece também a opção do Le Château) deixaram a desejar. As opções no cardápio não são muito convidativas, a apresentação dos pratos não impressiona e até mesmo o sabor ficou abaixo do padrão esperado para esse tipo de hotel.

O Terraço tem mesmo uma proposta mais descontraída, mas é preciso melhorar as opções no menu e a apresentação dos pratos, que não seguem um padrão de gastronomia de luxo. Já o Le Château claramente foi criado para ser uma opção mais sofisticada para o jantar. Mas parece até mesmo algo fora do hotel, já que os erros não coincidem com serviços similares do próprio Vogal Hotel. A ideia de mesclar a gastronomia francesa com ingredientes regionais é simpática, mas a execução dos pratos não entrega o prometido (não há o rebuscado francês e nem o sabor acentuado da culinária local). Fora isso, o ambiente muito rebuscado quase que chega ao luxo exagerado que o hotel conseguiu driblar com maestria. Por fim, o atendimento (mesmo que em soft opening) foi bastante confuso, dando inclusive a impressão que a equipe não foi treinada junto com a do hotel (entenda porque lendo o próximo destaque).

Atendimento

Falar que o atendimento do Vogal Hotel merece destaque após pontuações nos dois itens anteriores pode até parecer estranho. Mas é fácil de explicar. Primeiro é preciso dizer que as experiências são feitas por equipe de uma empresa parceria e o atendimento confuso ocorreu apenas no Le Château, já que nos outros pontos de gastronomia foram feitos de forma impecável. Com destaque para o atendimento no café da manhã que super inclusive hotéis considerados de alto luxo em cidades maiores, como Rio e São Paulo.

Mas o que me faz destacar o atendimento como talvez o ponto que mais me chamou a atenção no Vogal Hotel é a dificuldade que sabemos em encontrar equipe qualificada na área de serviço. A seleção e treinamento certamente foram muito bem feitos, já que durante toda a nossa estadia fomos bem atendidos, sempre com simpatia e de forma prestativa, sem se tornar invasivo. Sabemos que é comum a reclamação no atendimento na região Nordeste do Brasil, embora eu classifique que isso é um problema quase que no país inteiro (talvez tirando apenas São Paulo). Por isso mesmo, a forma impecável no atendimento, desde o check-in rápido na madrugada para que pudéssemos ir logo ao quarto descansar (os horário de voos para Natal são ingratos), até o personalizadíssimo café da manhã, mostram que esse foi um ponto que o Vogal Hotel se preocupou muito. E garanto, acertaram em cheio!

Link Original: http://www.maiorviagem.net/vogal-hotel-de-luxo-natal/

Exit mobile version