À medida que avançamos em 2024, observamos que o mercado segue evoluindo em um ritmo totalmente novo, e as novas tecnologias geram um debate e reflexão muito grande no mundo dos negócios e até mesmo em questões éticas e morais.
Um ponto que já vem sendo debatido há alguns anos, pegou foco em 2023, e promete continuar em pauta, a incorporação da inteligência artificial (IA) no trabalho, vai além de apenas uma inovação tecnológica. Representa uma forma de expandir a maneira como se trabalha. É fácil perceber que a personalização vai além de meros algoritmos. As ferramentas de IA, cada vez mais avançadas, nos permitem fazer tarefas com uma agilidade nunca antes vista, que podem facilitar o nosso trabalho. A IA não vai substituir os profissionais! Porém, rejeitar essa e outras ferramentas pode acabar deixando na poeira quem fizer essa opção. Isso não elimina o senso crítico, trabalhar de forma responsável, séria, ética, no uso das novas tecnologias.
Outro ponto que vem sendo bastante debatido, especialmente por estamos sentindo na pele os efeitos das mudanças climáticas, é a questão da sustentabilidade. O avanço sustentável deixou de ser uma opção e tornou-se um valor central. O compromisso com a responsabilidade ambiental e social, vem se consolidando em uma perspectiva que vai muito além do lucro, está relacionada com o impacto positivo no mundo e com os valores da marca.
Olhando para as tendências de 2024, encaramos o reflexo de nossa própria jornada e evolução. Atuar na área da comunicação não é apenas sobre transmitir uma mensagem. É sobre construir pontes, entender profundamente nosso público e agir com responsabilidade. Acredito que, cada vez mais, esses serão os pilares que definem não apenas o sucesso, mas a relevância duradoura no mercado.