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Saiba como a hotelaria está lidando com os impactos do Covid-19

18/03/2020  10:05 | Juliana Monaco

Protocolos de limpeza e políticas de cancelamentos estão entre as ações adotadas

O Turismo é um dos setores que mais estão sentido os efeitos da crise causada pela pandemia de coronavírus. Assim como outros segmentos, a hotelaria tem adotado diversas medidas preventivas para garantir a saúde e o bem estar dos hóspedes e colaboradores. Veja abaixo as iniciativas de grandes redes hoteleiras no Brasil que contribuem para amenizar os impactos do Covid-19.

ABIH, FBHA, RESORTS BRASIL E FOHB

A Associação Brasileira Indústria Hotéis (ABIH Nacional), a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a Resorts Brasil e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) iniciaram as negociações com o Governo Federal para que sejam adotadas medidas urgentes e necessárias para tentar minizar os efeitos da crise sobre o setor da hotelaria. Juntas, as entidades solicitaram a suspensão do contrato de trabalho dos funcionários do segmento hoteleiro por 90 dias. Com a medida, os colaboradores permaneceriam empregados e, durante o período de afastamento, seriam subsidiados pelo governo.

Além do reenquadramento da conta de luz dos meios de hospedagem, com tarifa industrial, foi solicitada a interrupção do recolhimento de impostos durante três meses tanto para as micro e pequenas empresas quanto para as empresas de lucro real. O pedido estabelece que o pagamento desses valores será feito em 2021, de forma parcelada e somente com a correção monetária.

“A questão agora é de tentar encontrar soluções para o problema que está completamente instalado. O setor de hospedagem entrou em completo colapso. As taxas de ocupação estão próximas a zero. Caso a solicitação não seja atendida, provavelmente teremos milhares de desempregados no ramo da hotelaria nas próximas duas semanas”, afirma o diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza.

“Mais de 50% dos parques estão fechados e mais de 90% das reservas e eventos em hotéis já foram cancelados ou adiados. Agora não estamos pensando só em prejuízos, mas em falências. Precisamos de apoio para manter os nossos colaboradores empregados.”, comenta o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.

ACCOR

A Accor aumentou as medidas de higiene e prevenção e introduziu medidas de higiene suplementares em alguns mercados para garantir as mais altas condições sanitárias e de limpeza. As unidades que permanecem operacionais estão comprometidas em atender aos hóspedes, mas alguns hotéis podem ser temporariamente fechados ou operados com serviços limitados.

A rede também aconselhou todos os seus hotéis a adotarem condições flexíveis em termos de cancelamento ou modificações para viajantes com reservas novas ou existentes até 30 de abril de 2020. A Accor continua a monitorar a situação de perto e fornecerá orientações e atualizações a esses hotéis, conforme a situação evolua.

AMRESORTS

Devido à necessidade de mudanças nas reservas, a AMResorts atualizou suas políticas de cancelamento e remarcação de viagem. Para qualquer reserva já existente ou feita entre hoje e 31 de março, a penalidade de cancelamento só será cobrada caso a ação for realizada com menos de 24 horas antes do início da hospedagem. Para grupos, o cancelamento deve ser feito pelo menos com 72 horas de antecedência.

Os grupos de até 39 quartos com reservas até 22 de dezembro de 2020 podem cancelar ou adiar a viagem até o dia 31 de março, sem sofrer mudança no custo da diária. A remarcação poderá ser feita para outra propriedade da marca, da mesma região, pela mesma tarifa, com base na disponibilidade da categoria do apartamento contratado. Já os grupos de 40 quartos ou mais poderão alterar a data da reserva para até um ano da data original da viagem, no mesmo resort. Se a tarifa da nova data for mais baixa do que o valor da data original, o grupo receberá o reembolso da diferença de tarifa; se a taxa for maior, o grupo estará sujeito a um aumento de no máximo 5%.

Os hóspedes que não puderem chegar a uma propriedade da marca AMResorts devido às restrições de viagem poderão alterar a data para uma viagem futura até 22 de dezembro de 2020 em qualquer propriedade sem taxa adicional. Se a tarifa do novo período for menor do que a original, o cliente terá direito a um reembolso.

ATLANTICA HOTELS

A Atlantica Hotels e a Vert Hotéis implementaram um comitê multifuncional para monitorar diariamente o avanço da propagação do vírus e comunicar aos hotéis e investidores as medidas que estão sendo tomadas para garantir a rápida execução de procedimentos adequados para mitigar o impacto da pandemia.

Todos os colaboradores dos hotéis foram orientados a seguir as melhores práticas individuais de prevenção ao contágio, de acordo com os procedimentos oficiais dos órgãos competentes, como o Ministério da Saúde e Anvisa. Para os colaboradores do escritório corporativo, foi adotada a política de home-office até o próximo final de semana. Além disso, foram reforçados os padrões de limpeza e higiene em todas as unidades das redes.

A Atlantica e a Vert também flexibilizaram a política de cancelamento para reservas efetuadas nos canais diretos.

AVIVA

Seguindo com as operações normais, a Aviva reforça as práticas já recomendadas pelas autoridades, como Ministério da Saúde e Anvisa. Em todos os destinos há equipes médicas para tratar qualquer eventualidade e estão sendo disponibilizados álcool em gel nas recepções e demais áreas de circulação nos hotéis e parques.

As atrações de entretenimento, como shows e espetáculos, estão sendo remanejadas para evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, a companhia adotou o home office para a área administrativa, flexibilizou as férias dos colaboradores e está incentivando os clientes a adiarem suas viagens de acordo com as políticas de reservas.

BEACH PARK

O Beach Park reforçou junto às equipes as informações para os cuidados e medidas básicas de proteção contra qualquer tipo de vírus, além dos procedimentos de limpeza de todos os espaços. Outra medida adotada foi a intensificação da oferta de sabão e álcool em gel nos espaços de convivência, como banheiros, restaurantes e áreas de circulação.

Além disso, o parque aquático será fechado para o público em geral de 19 de março a 3 de abril. O atendimento aos hóspedes dos hotéis continuará ocorrendo, respeitando todas as orientações e protocolos sugeridos pelas autoridades de saúde. Essa determinação permite que o processo de fechamento ocorra por etapas, permitindo o planejamento para que os frequentadores possam organizar a volta para casa.

Todos que forem impactados durante esse período devem entrar em contato pelo e-mail remarcacao@beachpark.com.br para dúvidas e reagendamentos.

BLUE TREE

A Blue Tree elaborou uma nova rotina para reforço na higienização em todos os ambientes dos hotéis, como recepção, apartamentos, restaurante, cozinha, lavanderia, áreas de lazer, eventos e espaços destinos às equipes. Esse protocolo está sendo implementado em todas as unidades da rede e será aplicado em uma rotina diária de prevenção à pandemia.

CAMINHO REAL

O Caminho Real informa que está buscando se adequar às necessidades de reforçar a atenção com a higiene. Inicialmente, foi realizada uma palestra com os colaboradores para explicar e orientar sobre o covid-19 e a importância em lavar as mãos de forma correta e utilizar o álcool em gel, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e OMS.

As áreas comuns receberam um reforço em sua higienização, incluindo maçanetas, torneiras e outras superfícies. A companhia disponibilizou ainda álcool em gel para utilização dos hóspedes na recepção, brinquedoteca, bar ca piscina, restaurante e banheiros.

CARMEL HOTÉIS

A rede de hotéis e resorts Carmel adotou medidas de prevenção orientadas pela OMS e pelo Ministério da SAúde, como a intensificação dos padrões de limpeza das áreas comuns e privativas, a disponibilização de álcool em gel e máscaras em todos os ambientes e a realização de treinamentos sobre limpeza e esterelização. Além disso, os colaboradores que possam exercer suas funções remotamente estão sendo direcionados para o regime home office e os grupos de risco estão sendo dispensados de suas funções.

Os hóspedes que optarem por remarcar sua estada em qualquer uma das propriedades da rede ficam isentos de qualquer custo extra.

EMILIANO

A rede entende que este é um momento de união e que cada um pode colaborar por meio da prevenção e conscientização. Por isso, foi disponibilizado um material para download no site da Blue Tree com dicas, procedimentos e informações para utilização por qualquer meio de hospedagem ou rede.

A empresa ainda informa que formou um comitê de supervisão, contando com palestras e treinamento com médicos especializados para todos os colaboradores, de forma a manter uma vigilância permanente em nossos estabelecimentos.

Na âmbito comercial, o Emiliano indica que flexibilizou as condições para reservas futuras.

ENJOY PUNTA DEL ESTE

O Enjoy Punta del Este Resort & Casino fechou ontem seu cassino devido ao avanço do Covid-19 na cidade. A partir de amanhã (19), o resort suspenderá vários serviços e encerrerá as atividades até que a situação de risco esteja controlada.

Algumas tarefas continuarão sendo realizadas remotamente e parte da equipe dedicada ao trabalho de manutenção do complexo continuará realizando tarefas presenciais, mas seguindo um rigoroso protocolo sanitário. O restante da equipe será enviado temporariamente para o seguro-desemprego e retomará as atividades assim que a Emergência em Saúde permitir o retorno.

ENJOY HOTÉIS

A Enjoy Hotéis está oferecendo maior flexbilidade aos hóspedes com viagens marcadas para até o mês de maio e que queiram fazer o reagendamento, sem custos adicionais ou diferença tarifária. Aqueles que fizeram a reserva com um parceiro agente de viagens ou operador deverá realizar a solicitação diretamente com o profissional. Já os hóspedes que adquiriram a hospedagem diretamente com a rede poderá solicitar o reagendamento através do e-mail faleconosco.olimpiapark@enjoyhoteis.com.br ou WhatsApp (11) 3030-3301.

Além disso, a companhia está trabalhando intensamente nas medidas protetivas e de higiene para manter a operação segura aos colaboradores e aqueles que estiverem hospedados em sua propriedade.

GJP

As ações preventivas da GJP incluem a inserção de profissionais da saúde em todas as unidades para atendimento especial aos clientes e colaboradores caso apresentem algum sintoma, um questionário de saúde para ser respondido no momento do check-in e check-out, além do seguimento de todas as orientações de limpeza e segurança sugeridas pelo Ministério da Saúde.

Além de flexibilizar as condições de cancelamento, a rede cancelou todos os eventos do Prime Xperience previstos para até o mês de maio em todas as unidades.

HILTON

Visando oferecer maior flexbiilidade de cancelamento, a rede Hilton realizará o reembolso total sem taxas aos hóspedes com reservas em regiões afetadas pelas restrições de viagens dos governos. Todas as reservas programadas para antes de 30 de abril podem ser alteradas ou canceladas sem nenhum custo até 24 horas antes da chegada, assim como novas reservas realizadas até 30 de abril.

Todas as equipes dos hotéis estão recebendo instruções contínuas e protocolos operacionais aprimorados, além de aumentar a frequência de limpeza nas áreas públicas com uso de desinfetante hospitalar. Além disso, será oferecida assistência médica 24 horas em todas as unidades, caso seja detectada alguma suspeita de coronavírus.

IBEROSTAR

A Iberostar está seguindo as diretrizes das organizações internacionais de saúde e dos governos dos destinos em que opera, empenhada em fazer todos os esforços possíveis e tomar todas as precauções necessárias para proteger seus clientes e funcionários.

ICH

Seguindo a orientação de autoridades de saúde pública e governamentais, a ICH Administração de Hotéis – que dertém as bandeiras Intercity Hotels, YOO2 e hi! -reforçou as recomendações e medidas de segurança com suas equipes de gerenciamento e colaboradores de todos os hotéis. Entre as medidas estão procedimentos especiais de limpeza e a disponibilização de álcool em gel nas áreas comuns.

A companhia também adaptou sua política de cancelamento e alterações de reservas, tornando-as mais flexíveis, mesmo com as tarifas não reembolsáveis.

INFINITY BLUE

Seguindo as normas delimitadas pelo Ministério da Saúde, o Infinity Blue Resort & Spa suspendeu a entrada de novos hóspedes entre hoje (18) e 25 de março. Os canais de comunicação da companhia continuam abertos para ajustes de reservas, seja para esse período ou para o futuro.

LAGHETTO STILO BARRA RIO

A rede Laghetto Hotéis vai suspender as atividades da unidade carioca, localizada na Barra da Tijuca, a partir de abril. Outras unidades da marca também terão as atividades suspensas. Os clientes que possuem reservas no período de 30 de março a 30 de julho podem entrar em contato com a central de reservas da rede no e-mail reservas@laghettobarrario.com.br para a remarcação das diárias.

LE CANTON

O Le Canton estará fechado entre 23 de março e 30 de abril, suspendendo todas as suas atividades. As políticas de remarcação e cancelamento serão flexibilizadas de acordo com as novidades da pandemia. De acordo com a diretora geral do hotel, Mônica Paixão, os ótimos resultados apresentados pelo empreendimento ao longo de 2019 permitiram tomar esta decisão.

LOUVRE HOTELS GROUP

O Louvre Hotels Group adotou uma série de medidas internas em toda a rede de hotéis, incluindo treinamento e atualização constante das equipes e treinamentos em procedimentos específicos a serem seguidos no caso de um incidente de exposição. Os protocolos de higiene e segurança também foram ajustados em todos os hotéis para cumprir as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do governo e das agências regionais de saúde.

LSH LIFESTYLE HOTEL

O LSH aumentou a frequência de limpeza e a oferta de álcool gel nas áreas públicas do hotel. A equipe está preparada para fornecer assistência 24 horas por dia aos hóspedes, caso seja alertado sobre um caso de coronavírus dentro do hotel. Além disso, os hóspedes poderão realizar a remarcação de viagem de acordo com a disponibilidade e tarifa vigente.

MARRIOTT

Visando garantir flexibilidade aos clientes, a Marriott permitirá alterações ou cancelamentos sem cobrança até 24 horas antes da chegada para os hóspedes com reservas existentes para datas futuras, desde que solicitado até 30 de abril. Para os hóspedes que fizeram novas reservas para qualquer data futura de chegada entre hoje (17) e 30 de abril, será permitido o cancelamento ou alteração sem nenhum custo até 24 horas antes da data de chegada. A política é válida para todas as unidades da rede, exceto o Design Hotels.

As medidas de saúde e segurança dos hotéis da rede foram projetadas para lidar com um amplo espectro de vírus, incluindo o Covid-19. Os procedimentos que estão sendo seguidos incluem higienização das mãos dos colaboradores, limpeza dos quartos e espaços públicos, treinamento contínuo de conscientização e informações em tempo real para todas as equipes.

MASVA RESORT

O Masva Resort, localizado em Cesário Lange (SP), suspendeu temporariamente suas operações até 9 de abril. O período de suspensão poderá ser alterado de acordo com as novas medidas das autoridades. Para informações sobre remarcação de reservas, entre em contato pelo telefone (15) 3246-8210, WhatsApp (15) 99135-0029 ou e-mail reservas@mavsaresort.com.br.

PALÁCIO TANGARÁ

A partir de 25 de março, o Palácio Tangará suspende suas atividades por período indeterminado. Os hóspedes afetados podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail reservas.tangara@oetkercollection.com ou telefone (11) 4904-4040.

PRATAGY BEACH RESORT

O Pratagy Beach All Inclusive Resort – Wyndham, em Maceió, suspenderá as suas atividades temporariamente a partir de 30 de março. Os hóspedes afetados poderão remarcar a data de suas reservas de acordo com a disponibilidade do empreendimento.

SLAVIERO

Seguindo as normas mundiais da OMS e do governo brasileiro, a Slaviero Hotéis produziu três materiais com foco na comunicação interna com manuais de prevenção e higiene de todas as suas áreas, equipamentos e rotinas da operação e administração de suas 30 unidades.

O escritório corporativo iniciou a prática do home office e os times de operações estão realizando um esquema de revezamento em algumas áreas, mas a suspensão total do funcionamento dos hotéis ainda não está no planejamento. Além disso, todos os colaboradores estão adotando as práticas de higiene pessoal e sendo orientados em relação à limpeza dos espaços comuns.

A partir da próxima segunda-feira (23), a Slaviero interrompe temporariamente a operação de algumas de suas unidades em Curitiba e Santa Catarina por 30 dias, podendo haver alterações mediante os próximos acontecimentos. Em Curitiba, permanecem funcionando normalmente apenas o Slaviero Essential Curitiba Centro e o Slaviero Essential Curitiba Aeroporto para atender as últimas reservas. Já em Santa Catarina, os hotéis estão fechados em atendimento ao decreto do governo do Estado catarinense.

VILA GALÉ

O Vila Galé aumentou a frequência de higienização de áreas públicas e está dispobibilizando em maior quantidade álcool em gel em vários locais. Todos os colaboradores que desempenham funções de contato direto com hóspedes foram treinados quanto às medidas preventivas necessárias e toda a equipe está consciente do papel que desempenha na prevenção.

Em relação às reservas, o hotel permitirá o cancelamento sem qualquer custo até 48 horas antes da estada. No caso de reservas pré-pagas, o valor ficará em depósito para ser utilizado em data posterior. As solicitações podem ser feitas através do e-mail brasil.reservas@vilagale.com ou pelo telefone (71) 3263-9999.

VOGAL LUXURY BEACH

O Vogal Luxury Beach Hotel & Spa suspenderá suas atividades de 20 a 31 de março, cancelando todas as reservas para este período. Os hóspedes afetados poderão contactar a agência, a operadora ou o portal onde o pacote foi adquirido para alterar as datas da hospedagem para um período mais conveniente. Além disso, o hotel redobrou os cuidados com a limpeza e higiene das áreas comuns e acomodações, bem como nas operações de gastronomia.

WYNDHAM

A Wyndham Hotels & Resorts está fornecendo aos hotéis acesso a produtos de limpeza e desinfetantes de padrão industrial, além de realizar treinamentos para ajudar os franqueados e gerenciados a alcançar os mais altos padrões de limpeza e higiene em todas as áreas. Além disso, a rede está disponibilizando a modalidade home office para todas as equipes possíveis.

*Esta notícia será atualizada conforme vamos recebendo novas notificações. Se a sua empresa deseja publicar uma atualização, favor enviar para redacao@panrotas.com.br

Link Original: https://www.panrotas.com.br/hotelaria/mercado/2020/03/saiba-como-a-hotelaria-esta-lidando-com-os-impactos-do-covid-19_171942.html

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