– Por Luiza Paula Sampaio – Empresária e diretora geral da Arteiras -Comunicação
O segundo semestre de 2020 promete um início de recuperação econômica. Porém, a expectativa para o mercado de viagens é de retomada lenta e regional. As cidades próximas devem ser os primeiros destinos escolhidos, pois trazem mais garantias em função do curto tempo de deslocamento e possibilidade de uso de transporte próprio, representando menor custo e decisão com pouca antecedência.
A principal mensagem que qualquer viajante quer ouvir hoje é: “Para onde posso ir com total segurança nas opções de lazer, hospedagem, alimentação e comércio?” Regiões de praia, de campo e hotéis que oferecem muito espaço ao ar livre, como os resorts, devem se recuperar primeiro.
Nesse contexto, é da maior importância que as secretarias de turismo e conventions bureaux deem visibilidade aos compromissos de gestores públicos e empresários do destino quanto às adaptações à nova realidade para reduzir o risco de contaminações.
Novas nomenclaturas prometem ganhar destaque nas mensagens de comunicação, como os padrões Stay Safe, o uso de pulverizadores eletrostáticos para sanitização de áreas públicas, túneis de descontaminação de ozônio, protocolos de higienização dos meios de hospedagem, bares, restaurantes, comércio e serviços em geral. Cada viajante estará atento às práticas de higiene e cuidados com a saúde à sua volta.
O treinamento dos colaboradores de cada atividade também é fundamental para transmitir a ideia de segurança a cada visitante assim como à sociedade em geral. E, quanto mais natureza a oferecer, melhor. Estão em alta os passeios de bicicleta e trekking para adultos, pular corda e caça ao tesouro para crianças. E piqueniques ou refeições em áreas externas para todas as idades.
Nesse momento de reconquista dos viajantes, o papel dos influenciadores digitais é ainda mais fundamental. Convites para experimentar os destinos, produção de conteúdo para blogs e podcasts e exploração de novas redes sociais, como o TikTok, que faz a cabeça da geração Z e vem ganhando cada vez mais força na geração Y, podem fazer a diferença.
São novos tempos. Os desafios são enormes. A sociedade está cada vez mais conectada, atenta aos desafios sociais e ambientais que o mundo está vivendo. Cada empresa precisa demonstrar com clareza sua consciência e compromissos com todos os seus públicos, como a comunidade ao seu entorno. É a sobrevivência do seu negócio e a reputação da sua marca que estão em jogo.
A Arteiras Comunicação é parceira do mercado de turismo há três décadas. Empresas aéreas nacionais e internacionais, grandes operadoras, agências, hotéis, entidades de classe e eventos formam o portfólio da Assessoria de Comunicação. E, mais parceira do que nunca, a empresa busca estratégias de comunicação para apoiar o setor de viagens e lazer neste momento em que o mundo enfrenta a COVID-19.